sábado, 27 de abril de 2013

MATÉRIA PARA O TESTE DE HGP
  • AS PÁGINAS DO MANUAL SÃO AS INDICADAS NA AULA: 132-133; 144-146; 148-150; 152-153; 155.
  • Conhecer os aspetos estudados da Guerra Colonial: locais, causa principal, duração e consequências.
  • Identificar o sucessor de Salazar.
  • Conhecer aspetos vários da Revolução dos Cravos: ano, apoios, símbolo, sigla MFA.
  • Saber a quem os militares do MFA entregaram o poder e qual a razão. 
  • Identificar o nome do general que governou Portugal provisoriamente.
  • Conhecer algumas medidas do programa do MFA.
  • Compreender a diferença entre o regime de ditadura e o de democracia.
  • Reconhecer o nome da ação do governo português para acabar com a guerra colonial.
  • Referir o nome dos 5 novos países africanos.
  • Datar a nova Constituição Portuguesa e conhecer a grande diferença em relação à anterior.
  • Conhecer os nomes dos órgãos do poder central e do poder local.
  • Compreender o significado de Regiões Autónomas.
  • Identificar o órgão do poder central ou local para resolver um determinado problema.
BOM ESTUDO!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O 25 de abril foi festejado na Escola Prof. Sebastião Teixeira - Salir

Queridos alunos e alunas,


      Desde já vos agradeço pelo bom comportamento que manifestaram na Biblioteca, durante a palestra do Sr. Engº Luís Guerreiro, o Chefe da Divisão de Cultura e Turismo, -Departamento de Cultura e Desporto- da Câmara Municipal de Loulé.
      As turmas A e B dos 6ºs anos, acompanhadas por mim e pelos professores Isabel Gama e Vítor Gonçalves, estiveram presentes na Biblioteca da escola, numa iniciativa dinamizada no âmbito das nossas aulas de HGP e Português.
      A palestra foi subordinada ao tema do 25 de abril de 1974, tendo o convidado conseguido prender a atenção da plateia ao falar dos acontecimentos que despoletaram o nascer da liberdade, desde o fim da monarquia até aos dias de hoje. 
       Os alunos escutaram com atenção, já conhecendo o teor da matéria, resultando numa consolidação de conhecimentos extra aula.
       No final, alguns alunos do 6º A presentearam o Engº Luís Guerreiro com a canção "Somos Livres (Uma gaivota voava)", acompanhada à viola e guitarra elétrica pelos alunos Roberto e Íuri. As alunas Joana e Mariana cantaram os primeiros acordes, sendo acompanhadas até ao final pelo coro.
       Na despedida, presenteou-se o convidado com um ramo de cravos.
     A todos os que colaboraram nesta atividade das turmas do 6º A e B, muito obrigada.
No ensaio da manhã, na sala de Música.
       O convidado dando início à conversa.
 Imagem de uma revista da época "Século Ilustrado".

      Um original da época pertencente à Câmara de Loulé.


Os cantores do 6º A.


 O convidado a assistir à canção "Somos Livres".

 Iúri e Roberto muito compenetrados no seu trabalho.

Assinando o livro de honra da Biblioteca.
Alguns trabalhos sobre a Guerra Colonial, vivida por avós de alunos e alunas.
Não podemos deixar de celebrar esta data tão importante, pois faz parte já da nossa memória coletiva.
Aqui vos deixo o meu texto, em homenagem a um dia tão distante de nós, mas que nos permite precisamente dizer sem medo a palavra LIBERDADE!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Matéria para a 5ª Ficha de Avaliação

Para o teste de dia 22 de abril, sobre a obra de leitura orientada 
"Ulisses".



  • LEITURA E ESCRITA:
  • TEXTO A: responder a questões de escolha múltipla;
  • responder a questões de resposta curta através de transcrição de texto;
  • responder a questões de resposta curta.
  • TEXTO B: responder a questões de verdadeiro e falso;
  • responder a questões de resposta curta através de transcrição de texto;
  • Escrever uma frase dando outro sentido a uma palavra.
  • Conhecimento Explícito da Língua (Gramática):
  • O pronome relativo;
  • A conjunção subordinativa completiva;
  • O antecedente do pronome relativo;
  • Orações subordinadas relativas e completivas;
  • Orações subordinantes;
  • Modos e tempos verbais dos verbos regulares;
  • Formas verbais não finitas (as 3);
  • Graus dos adjetivos;
  • Palavras derivadas e palavras compostas.
  • ESCRITA:
  • Redigir com correção um enunciado para responder a uma proposta de trabalho;
  • Planificar o texto de acordo com a tipologia requerida;
  • Rever o texto, aplicando procedimentos de reformulação.
Caso algum aluno falte no dia do teste, poderá realizá-lo no dia 26 de abril, sexta-feira.
BOM ESTUDO!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Regresso às aulas

Queridos alunos e alunas,

Amanhã começamos mais um período de aulas, entramos na etapa final.
Já passámos por muito, agora, a um passo do fim, temos de reunir todas as nossas forças para melhorar os resultados e prepararmo-nos para a Prova Final (clicar em cima). Esta, não é bicho papão, mas também há que pensar em fazerem a melhor figura possível, darem o vosso melhor. Eu sei que são capazes!
Então, para começarmos, aqui fica a matéria para a Minificha de HGP, dia 9 de abril, como sabem.
  • Conhecer as razões do descontentamento da população durante a 1ª República.
  • Localizar no tempo e no espaço o movimento militar iniciado pelo General Gomes da Costa.
  • Referir 3 características do novo regime político instalado.
  • Nomear o período da História que vai de 1926 até 1933.
  • Completar espaços em branco sobre aspetos gerais da vida e da política de Salazar.
  • Referir as medidas por ele tomadas para equilibrar as finanças do país.
  • Nomear o regime político existente em Portugal de 1933 a 1974.
  • Conhecer a política de grandes obras públicas no tempo de Salazar.
  • Referir as formas de repressão e controlo da liberdade.
  • Explicar porque razão os opositores que lutaram pela liberdade o faziam clandestinamente.
  • Nomear o novo partido político formado em 1945 e explicar os seus objetivos.
  • Conhecer os aspetos menos claros das eleições durante este período.
  • Nomear o candidato da oposição às eleições de 1958.